Segunda, 27 de Setembro de 2021 13:17
99963-4122
Geral Publicidade

DROGA REDE - Como enfrentar os cálculos renais

Saiba o que são, como surgem, quais os sintomas, como prevenir e tratar.

27/07/2021 09h49
60
Por: Redação
DROGA REDE - Como enfrentar os cálculos renais

Os cálculos renais, popularmente chamados de pedra no rim, são formações sólidas de sais minerais e uma série de outras substâncias, como oxalato de cálcio e ácido úrico. Essas cristalizações podem migrar pelas vias urinárias causando muita dor e complicações. Os cálculos podem atingir os mais variados tamanhos, indo de pequenos grãos, até ocupar toda parte interna do rim (pélvis e cálices). Eles se formam tanto nos rins quanto na bexiga. O cálculo renal é também chamado de litíase urinária ou urolitíase.

Cálculos podem ser assintomáticos e a sua presença pode passar despercebida. Mas também podem provocar dor muito forte que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção à região inguinal. É uma dor que se manifesta em cólicas, isto é, com um pico de dor intensa seguida de certo alívio. Em geral, essas crises podem ser acompanhadas por náuseas e vômitos e requerem atendimento médico-hospitalar.

Deve-se observar também se a cor da urina está alterada e se há muita vontade e desconforto ao urinar. Além das evidências clínicas (dor intensa e sinais de sangue na urina), cálculos renais podem ser diagnosticados por raios X de abdômen, ultra-som, tomografia computadorizada ou pela urografia excretora, um exame mais específico das vias urinárias.

Recomendações

Beba água regularmente, de dois a três litros por dia. Essa é a medida mais importante para prevenir cálculos renais. Utilize um filtro de papel quando houver a possibilidade de eliminar um cálculo. A análise de sua composição pode orientar o médico na escolha do tratamento mais adequado. O uso de medicamentos contra dor deve ser prescrito pelo médico.

Controle a ingestão de alimentos ricos em proteínas e cálcio se os cálculos forem formados por excesso de ácido úrico ou cálcio.

Não se automedique, nem faça o próprio diagnóstico. Procure atendimento médico, especialmente se tiver dores intensas nas costas ou no abdômen e sinais de sangue na urina.

A farmácia Droga Rede oferece um atendimento amigo, com responsável técnico pronto para prestar todas as informações do seu receituário.

Droga Rede, a farmácia que cuida de você! Praça Salviano Teixeira de Avelar, nº 28, Centro em Santo Antônio do Amparo/MG. Telefone: (35) 3863-1581 WhatsApp: (35) 9871-8387.

Ele1 - Criar site de notícias