Quarta, 26 de Janeiro de 2022 04:53
99963-4122
Geral Saúde

Ômicron: 2 doses de vacina induzem níveis mais baixos de anticorpos, indica estudo da Oxford

Pesquisadores apontam que 3ª dose aumenta eficácia e que não há evidências de que as vacinas não protegem contra casos graves. Estudo analisou as vacinas da Pfizer/BioNTech e AstraZeneca.

13/12/2021 11h38
46
Por: Redação
Ômicron: 2 doses de vacina induzem níveis mais baixos de anticorpos, indica estudo da Oxford

Pesquisadores da Universidade de Oxford analisaram o impacto da ômicron nas vacinas da Pfizer/BioNTech e AstraZeneca. Em um estudo publicado nesta segunda-feira (13), eles disseram que duas doses dessas vacinas induzem níveis mais baixos de anticorpos neutralizantes contra a variante ômicron. O estudo ainda não foi revisado por outros cientistas.

Na semana passada, Pfizer e BioNTech anunciaram que duas doses da sua vacina resultaram em anticorpos neutralizantes mais baixos, mas que uma terceira dose aumenta esses anticorpos em 25 vezes.

Os resultados indicam que a variante ômicron tem o potencial de levar a uma nova onda de infecções, inclusive entre as pessoas já vacinadas, embora os pesquisadores ressaltem que atualmente não há evidência de aumento do potencial de causar infecções graves da doença, hospitalizações ou mortes em populações vacinadas.

"A vacinação induz muitas partes do nosso sistema imunológico, incluindo anticorpos neutralizantes e células T. Os dados de eficácia do mundo real nos mostraram que as vacinas continuam a proteger contra doenças graves com variantes anteriores. A melhor maneira de nos proteger nesta pandemia é com a vacinação", completa Teresa Lambe, autora do estudo de Oxford.

Os pesquisadores usaram amostras de sangue coletadas de participantes do estudo Com-COV2 que receberam doses da AstraZeneca ou Pfizer/BioNTech.

Santo Antônio do Amparo - MG
Atualizado às 04h38 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 31°

17° Sensação
15 km/h Vento
80.5% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias