Quinta, 26 de Maio de 2022 12:06
99963-4122
Região Perigo

Cabeça d'água assustou quem estava na Cachoeira das Esmeraldas, em Carrancas

O fenômeno aconteceu na tarde de terça-feira, dia 18, na Cachoeira das Esmeraldas, felizmente ninguém foi atingido

20/01/2022 09h56
193
Por: Redação
Cabeça d'água assustou quem estava na Cachoeira das Esmeraldas, em Carrancas

No verão a busca por lugares em meio à natureza para se refrescar e viver uma aventura aumenta consideravelmente. Entretanto também aumentam os riscos como as cabeças d'água. A cabeça d'água pode ser entendida como um fenômeno meteorológico causado pelo aumento rápido e repentino do nível da água ao longo de um curso d'água.

Carrancas, São Thomé das Letras e Luminárias são cidades muito procuradas por turistas o ano todo, porém, é nesta época de calor intenso e férias que o movimento aumenta muito nestas cidades, isso porque nelas a natureza mostra toda sua exuberância, cachoeiras, trilhas, poços com água cristalina e muita montanha.

Exatamente aí que mora o perigo, os cursos d'água nascem nestas montanhas e vem serpenteando entre elas, entre matas e formando quedas d'águas, com poços convidativos ao mergulho. Acontece que quando chove nas cabeceiras, onde ficam as nascentes destes cursos d'água o volume aumenta repentinamente e às vezes não dá tempo para bater em retirada.

Um exemplo de aumento do volume de água foi testemunhado por quem estava na tarde de terça feira, em Carrancas, mais especificamente na Cachoeira das Esmeraldas. Bastaram dez minutos de chuva que o leito do rio aumentou cerca de quatro vezes mais, assustando quem estava se divertindo naquele lugar.

Ele1 - Criar site de notícias