Quando se pensa na cadeia do café é preciso pensar que, de uma simples muda até uma elaborada bebida pronta para ser apreciada, há vários processos e etapas que demandam conhecimentos técnicos. E é para qualificar os produtores e trabalhadores da cadeia do café, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar Minas) oferece cursos gratuitos junto aos sindicatos rurais em várias cidades do Sul de Minas durante todo o ano.
Entre os cursos em andamento, podemos citar um em Santo Antônio do Amparo (MG) que começa nesta terça-feira (29) com duração de dois dias: Manutenção 24hs de máquinas de beneficiamento de café.
Já entre os dias 28 de março a 01 de abril serão realizados cursos de classificação e degustação de café em Passos (MG) e Varginha (MG) e outro para classificar e degustar cafés especiais em Caldas (MG), Lambari (MG) e Inconfidentes (MG).
Ainda no dia 28 de março haverá outro curso também de 5 dias em Lambari (MG) sobre comercialização de cafés. E nos dias 29 e 30 de março, haverá um curso de barista em Alfenas (MG).
As formações oferecidas pelo Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) são gratuitos e direcionados a produtores e trabalhadores rurais e seus familiares. Porém, para participar dos cursos é preciso ter vínculo com o meio rural.
Cursos
O catálogo do Senar Minas oferece cursos da cadeia de produção da cafeicultura, como cultivo de café convencional e orgânico, cafés especiais, classificação e degustação, colheita, implantação (convencional e orgânico), mecanização, pós-colheita (preparo do café via seca e via úmida), tratos culturais (Adubação e poda manual e mecanizada), torra de café e barista.
Sobre a parte mecânica há cursos para ensinar produtores a utilizarem equipamentos como, por exemplo, colhedoras automotrizes de café; derriçadora, podadora, roçadeira e motocoveador; máquinas de beneficiamento de café; plantadoras, semeadoras e adubadoras; tratores agrícolas; motocicletas e triciclos; agricultura de precisão e irrigação.
O Senar
O Senar Minas é uma entidade privada, mantida pela classe produtora, que promove cursos e programas para a população rural. Suas frentes de atuação visam o benefício da família do campo na formação profissional rural e na promoção social. O Senar ainda oferece assistência técnica, gerencial e ensino a distância e faz parte do sistema Faemg.
Mín. 11° Máx. 22°
Mín. 12° Máx. 23°
Sol com algumas nuvensMín. 13° Máx. 24°
Sol com algumas nuvens