Sábado, 08 de Agosto de 2020 23:44
99963-4122
Geral Tecnologia

Aplicativo que auxilia na observação do céu noturno é desenvolvido na Ufla

.

07/10/2019 09h26
336
Por: Redação
Aplicativo que auxilia na observação do céu noturno é desenvolvido na Ufla

Via Láctea, constelação, lua e estrelas. Essas palavras são comuns para os que não se encantam pelas belezas presentes no céu noturno, mas para os astrônomos, amadores ou não, faz parte de uma atividade que é bem mais do que um hobby. Pensando em meios de auxiliar e orientar a apreciação do céu, o egresso do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Lavras (Ufla) Fergunson Antônio Gomes Peres de Souza desenvolveu como projeto de TCC um aplicativo que mostra o índice de qualidade para observação noturna do céu, denominado Star View.       

O software desenvolvido por Fergunson ajuda os usuários a encontrar o melhor local e horário para apreciação do céu, com menos poluição luminosa e condições climáticas favoráveis. "Desenvolvemos um modelo que calcula um percentual, indicando assim, o índice de visibilidade do local a ser observado", explica o professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) André Vital Saúde, orientador do projeto.

O aplicativo Star View utiliza linguagem de programação Java e foi desenvolvido em conjunto com o ambiente do sistema operacional Android, indicando fases da lua, quantidade de nuvens e também se há poluição luminosa. "Ele é útil porque você pode escolher o local e, assim, o aplicativo apresenta o nível de visibilidade e qualidade do céu naquele dia", disse André.

Santo Antônio do Amparo - MG
Atualizado às 23h35 - Fonte: Climatempo
11°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 23°

11° Sensação
9.5 km/h Vento
61.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias