TERRAKASA IMOBILIÁRIA
Águas
Tapwear
iGREJA EM RISCO

Laudo aponta causa de rachaduras em igreja de Bom Sucesso

Estrutura está apoiada a madeiras desde o início do mês, quando rachaduras começaram a aparecer.

17/10/2019 06h01
Por: Redação
Fonte: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/

Um laudo técnico divulgado pela Prefeitura de Bom Sucesso (MG) mostrou que as rachaduras nas paredes da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso foram provocadas pelas condições do solo na área onde ela está. Desde o início do mês, a igreja tombada como patrimônio histórico está interditada e é escorada por madeiras.

Segundo a engenheira que assina o laudo, o solo é úmido e argiloso e comprometeu a estrutura da construção do século XVIII. Além disso, o trânsito de veículos pesados no entorno da igreja, com o passar do tempo, pode ter acelerado a deterioração.

A primeira suspeita era de que a construção de um coreto próximo à igreja poderia ter provocado as rachaduras. No entanto, o laudo descartou a possibilidade.

Desde que as fendas apareceram, a prefeitura tomou cuidados paliativos, como a colocação das madeiras e a interdição de trânsito de veículos na rua da igreja. Além disso, algumas telhas foram retiradas para diminuir o peso sobre as paredes.

O prefeito, Porfírio Roberto da Silva, participou na manhã desta quarta-feira (16) de uma reunião com membros da igreja, engenheiros e um representante do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), que foi de forma voluntária.

A intenção foi discutir novas medidas para evitar o desabamento. No laudo, a engenheira responsável apontou algumas opções como o reforço da estrutura e do calçamento do entorno.

A previsão é que nesta quinta-feira (17) veículos leves voltem a circular, mas o trânsito de veículos pesados permanece proibido. Quanto às obras, o prefeito alega que a responsabilidade é da paróquia, mas que o conselho do patrimônio histórico deve dar algum apoio.

Não há previsão para o início das obras.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários