Tapwear
Águas
TERRAKASA IMOBILIÁRIA
RIBEIRÃO VERmELHO

Usina do Funil vai realizar Simulado de Rompimento da Barragem

Procedimento será no próximo dia 26

18/10/2019 06h07
Por: Redação

A Usina do Funil, localizada entre os municípios de Lavras e Perdões, vai realizar o Simulado de Rompimento da Barragem, no dia 26 de outubro de 2019, na cidade de Ribeirão de Vermelho.

Ribeirão Vermelho e o bairro Niterói, município de Lavras, serão os locais onde será ocorrerá o simulado. Essa região fica a jusante da Usina e mais próxima da barragem, sendo que se houver rompimento serão os primeiros locais a serem atingidos.

O grupo de trabalho que preparou o simulado é composto por: representantes da Aliança Energia, que tem a concessão da exploração da Usina do Funil; Cedec-MG, representada pelo agente regional de Proteção e Defesa Civil Sub Ten PM Clébio Wander Ribeiro, Bombeiros Militares-MG, Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) dos municípios de Ribeirão Vermelho, Campo Belo, Perdões, Lavras, Nepomuceno e Cana Verde.

DADOS AUXILIARES DO SIMULADO

A preparação para o simulado começou em 2017 em cumprimento à lei 12.334 de 2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens e a resolução normativa nº 696 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica, que classificou as usinas hidrelétricas do Brasil para apresentarem o PAE (Plano de Ação de Emergência) aos municípios de sua responsabilidade.

Foram realizadas até agora reuniões organizadas pelo grupo de trabalho formado por: representantes da Aliança Energia, que tem a concessão da exploração da Usina do Funil; Cedec-MG, representada pelo agente regional de Proteção e Defesa Civil Sub Ten PM Clébio Wander Ribeiro, Bombeiros Militares-MG, Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) dos municípios de Ribeirão Vermelho, Campo Belo, Perdões, Lavras, Nepomuceno e Cana Verde.

Foram cumpridas determinadas fases até chegar a hora do simulado: Apresentação do PAE aos municípios, estudo da mancha de inundação, cadastramento de todas as pessoas que residem dentro da mancha especificada, identificação da rota de fuga e ponto de encontro, reuniões com as comunidades para dar conhecimento e explicações sobre a segurança da barragem, reuniões com líderes comunitários da região e comunidade para apresentação do PAE.

A Anell tranquiliza a população através da classificação da Usina do Funil, que é considerada de RISCO BAIXO.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários