Quem tem comprado carne nos últimos dias açougues deve ter notado o aumento do preço da carne bovina . Um levantamento feito pela EPTV Sul de Minas, mostra que no Sul de Minas o maior aumento foi em Poços de Caldas, onde a carne está 39% mais cara.
Em Santo Antônio do Amparo o aumento também tem sido significativo, em alguns açougues ultrapassa os 20%.
O aumento acompanha o mercado nacional. A arroba do boi gordo, que equivale a 15 quilos da carne, terminou a última semana em preços recordes em quase todo o país. No Sul de Minas, o preço fechou em R$ 193.
Especialistas acreditam que a variação de preço pode estar ligada ao aumento da importação da carne bovina por parte da China do produto brasileiro. Os números tiveram variação positiva entre janeiro e outubro.
Além disso, apostam na demanda interna, com a chegada do fim de ano e o depósito do 13º salário, que leva mais brasileiros a comprarem carne.
Os analistas do mercado dizem que não há uma previsão para queda nos preços. "Nós recomendamos que haja sempre a pesquisa de preços e é natural até a substituição no consumo. Se a carne bovina subir um pouco mais, migra-se pra suína, de aves e até mesmo peixes", explicou o economista João Marcos Caixeta.