Tapwear
TERRAKASA IMOBILIÁRIA
Águas
Orgulho amparense

Fazenda Pinhal em Santo Antônio do Amparo ganha prêmio da revista Globo Rural

Localizada no município de Santo Antônio do Amparo (MG), a Fazenda do Pinhal foi escolhida como a mais sustentável do Brasil.

29/11/2019 07h32
Por: Redação
Fonte: globorural

Localizada no município de Santo Antônio do Amparo (MG), a Fazenda do Pinhal foi escolhida como a mais sustentável do Brasil, durante a cerimônia de premiação do 6º Prêmio Fazenda Sustentável, em São Paulo nesta quinta-feira (28/11). A iniciativa é da Revista Globo Rural, com metodologia do Rabobank e da Fundação Espaço Eco e patrocínio da Sew Eurodrive Brasil.

"Gostaria de agradecer pelo reconhecimento para a nossa família. (A sustentabilidade) É uma sementinha que a gente vem plantando há muito tempo e agora estamos colhendo os frutos. No início, a gente quer mudar o mundo, mas a gente vê que não pode, então a gente muda o que pode. A sustentabilidade  é uma escada, subindo um degrau a cada dia. Obrigadpo pelo prêmio", disse Pedro Garraba Tavares Reis, ao receber o prêmio de primeiro lugar de Fazenda Sustentável. 

Há seis gerações, a família Teixeira se dedica ao cultivo do café. Atualmente, é a vez de Pedro Gabarra Tavares Reis, de 38 anos, suceder o pai, João Newton Reis Tavares, de 63 anos, na gestão da Fazenda Pinhal. Em conjunto com a irmã e gerente socioambiental, Mariana Gabarra Tavares Reis Teixeira, buscam tornar a propriedade mais sustentável.  

A propriedade tem 42% de área preservada. Em uma visão aérea, os 446 hectares de cafezais convivem com o cultivo de eucaliptos e a floresta de árvores nativas. Em 2011, foram implantadas 110 mil mudas em uma área de 70 hectares, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Além disso, destinou-se um espaço para o projeto de reabilitação e soltura de animais silvestres. 

As ações sustentáveis vão além dos cuidados com a florestas e os animais. A Fazenda Pinhal conseguiu certificações para o café arábica que não somente impactou positivamente o preço do grão, como permitiu diminuir o consumo de água, de fertilizante, defensivo e combustível. A propriedade ainda instalou painéis solares para geração de energia e tem parceria com escolas para que estudantes participem do plantio de árvores na propriedade.

 

 

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários