Águas
TERRAKASA IMOBILIÁRIA
Tapwear
ALERTA

Santo Antônio do Amparo já tem 5 casos de dengue confirmados em 2020

Dados são da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

12/02/2020 07h08
Por: Redação
Fonte: G1/CENTROOESTEDEMINAS
596
Uma das ações de prevenção promovidas no ano passado pela secretaria municipal de saúde.
Uma das ações de prevenção promovidas no ano passado pela secretaria municipal de saúde.

Santo Antônio do Amparo já registra 5 casos de dengue em 2020. A informação foi divulgada no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta terça-feira (11).

No Centro-Oeste, região a qual pertence o setor de saúde de Santo Antônio do Amparo, um caso da doença com sinais de alarme foi confirmado em Nova Serrana e um em Santo Antônio do Monte e um em Carmo da Mata. Entretanto, no boletim desta terça, Santo Antônio do Monte aparece com dois casos da doença.

Veja abaixo as diferenças entre dengue grave e dengue com sinais de alarme.

 

Taxa de incidência

 

No levantamento divulgado na semana passada, São José da Varginha ocupava a 6ª colocação entre as cidades do estado com mais casos prováveis de dengue registrados em 2020.

Contudo, no informe desta terça, o município subiu uma posição e está em 5º lugar com 105 casos. É a única cidade da região Centro-Oeste com a taxa de incidência alta da doença até o momento.

A taxa de incidência considera não apenas o número absoluto de casos prováveis (entre suspeitos e sob investigação), mas também a proporcionalidade dos casos em relação ao tamanho da população de um determinado município. São José de Varginha está com a taxa de 2131,1, com uma população de 4.927, conforme a SES-MG.

Casos na região

 

Formiga, Pará de Minas, Santo Antônio do Monte e Bom Despacho também aparecem na lista de cidades com mais casos prováveis de dengue. Veja as cidades da região que registraram casos da doença este ano.

Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de Formiga decretou situação de emergência na saúde por causa do alto índice de infestação do Aedes aegypti. O Executivo afirma que a cidade está com 191 notificações da doença, com base em registros de janeiro a 1º de fevereiro deste ano.

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAAa), realizado no mês passado na cidade, apontou um índice de infestação de 6,8%. Para o Ministério da Saúde, o resultado indica risco de surto da doença.

 

Em Santo Antônio do Amparo, o secretário municipal de saúde disse que "os casos estão dentro da normalidade, em números aceitáveis perante o controle dos órgãos oficiais, mas que o município irá intensificar as ações de prevenção, haja vista a intensidade das chuvas que  se estendeu nas últimas semanas, aumentando os sinais de alerta, pois aumentam as chance de procriação do mosquito Aedes".

 

Casos de dengue na região em 2020.

Cidade Casos
Aguanil 2
Araújos 5
Arcos 6
Bambuí 3
Bom Despacho 59
Campo Belo 401
Cana Verde 1
Candeias 6
Carmo da Mata 5
Carmópolis de Minas 2
Cláudio 3
Conceição do Pará 3
Córrego Danta 1
Cristais 3
Divinópolis 23
Dores do Indaiá 4
Estrela do Indaiá 2
Formiga 189
Igaratinga 3
Iguatama 13
Itaguara 1
Itapecerica 3
Itatiaiuçu 3
Itaúna 4
Japaraíba 2
Lagoa da Prata 24
Luz 4
Martinho Campos 12
Nova Serrana 12
Oliveira 6
Onça de Pitangui 1
Pará de Minas 228
Passa Tempo 3
Pedra do Indaiá 2
Perdigão 10
Pimenta 5
Pitangui 3
Santana do Jacaré 4
Santo Antônio do Amparo 5
Santo Antônio do Monte 55
São Gonçalo do Pará 2
São José da Varginha 125
São Sebastião do Oeste 2
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.