Sexta, 05 de Junho de 2020 13:53
99963-4122
Cidades MAIS MORTES

Mortes por coronavírus chegam a 41 em Minas Gerais, que já tem 1.189 casos

Número de óbitos cresceu de 39 para 41 entre domingo (19) e esta segunda-feira (20); 35 casos novos apareceram de um dia para o outro segundo balanço da SES-MG

20/04/2020 12h58 Atualizada há 2 meses
248
Por: Redação
Mortes por coronavírus chegam a 41 em Minas Gerais, que já tem 1.189 casos

Minas Gerais já registrou 41 óbitos em decorrência do novo coronavírus desde o aparecimento do primeiro caso no Estado, há mais de um mês. Até esse domingo (19), o número de mortes pela doença era 39, mas, de um dia para o outro, os municípios de Espinosa, no Norte de Minas Gerais, e Extrema, na região Sul, confirmaram óbitos de pacientes que haviam sido infectados pelo coronavírus.

As mortes notificadas pelas prefeituras de Varzelândia, na região Norte, e Morro da Garça, na Central, entre sábado (18) e domingo ainda não aparecem no balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), cuja versão mais atualizada foi publicada na manhã desta segunda-feira (20). Segundo o relatório do órgão estadual, outras 71 mortes são investigadas para a doença em Minas Gerais, que já tem 1.189 casos confirmados da Covid-19.

Belo Horizonte permanece como o município com o maior número de casos, tendo 452 moradores diagnosticados com a doença – no domingo, eram 12 casos a menos que nesta segunda-feira. Além disso, a capital também o maior número de óbitos em função da infecção se comparada com os outros municípios. Oito moradores de BH morreram após serem contaminados pelo coronavírus.

Logo atrás, com a segunda maior concentração de casos em Minas Gerais, está Juiz de Fora, na Zona da Mata. Há 93 pessoas diagnosticadas com a Covid-19 na cidade, que também registrou dois óbitos confirmados para o vírus. Apesar de aparecer como terceira cidade com o maior número de casos, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é a segunda com o maior número de óbitos. Quatro pessoas morreram no município depois de contraírem o coronavírus, sendo que por lá há 67 pacientes diagnosticados.

Vinte e seis cidades de Minas Gerais, ao todo, registraram mortes pela doença e, de acordo com a SES-MG, 85% dos casos que acabaram evoluindo para óbito aconteceram em pacientes que já possuíam comorbidades. Das 41 mortes confirmadas, segundo a pasta, apenas seis foram de pacientes saudáveis. Entre os fatores de risco mais frequentes nesse grupo estão hipertensão, diabetes e doenças do coração.

Além disso, as mortes são mais frequentes entre aquelas que têm idade acima de 60 anos. Sete casos dos 41, apenas, não aconteceram nessa faixa etária. Relatório aponta que cinco pacientes com idades entre 40 e 59 anos morreram após contraírem o coronavírus, e o mesmo ocorreu com duas pessoas com idades entre 20 e 39 anos. Não há registros de mortes em decorrência da Covid-19 em bebês, crianças ou adolescentes com até 19 anos em Minas Gerais.

Mortes recentes

Apesar de não apontar ainda os óbitos confirmados pelos municípios de Varzelândia e Morro da Garça, o balanço da Secretaria de Saúde traz novas informações sobre as mortes em Extrema e Espinosa.

O primeiro dos dois falecimentos aconteceu em Espinosa em 12 de abril. Trata-se, como adiantado pela prefeitura da cidade, de um homem de 55 anos que deu entrada em um hospital do município após apresentar os primeiros sintomas da doença. Com síndrome respiratória aguda grave, ele precisou ser transferido para o Hospital Regional de Janaúba, também na região Norte de Minas, onde não resistiu e morreu. Segundo a SES, esse paciente possuía comorbidades.

O óbito em Extrema aconteceu na terça-feira passada, 14 de abril. Sabe-se apenas que a vítima é uma mulher de 46 anos, que também sofria de patologias clínicas antes de ser infectada pelo coronavírus.

Santo Antônio do Amparo - MG
Atualizado às 13h49 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. ° Máx. °

24° Sensação
13.4 km/h Vento
55.5% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Domingo (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias